Skip to main content

ISO 14001: O QUE É? E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? CERTIFIQUE SUA EMPRESA

Estamos em uma época onde a preocupação com os impactos causados ao meio ambiente se faz presente na gestão de empreendimentos. Desta forma, é necessário que os empreendedores busquem controlar os impactos causados por suas atividades, produtos e serviços em relação ao meio ambiente.

A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente que consiste em implantar um Sistema de Gestão Ambiental eficaz, que influencie diretamente no processo produtivo de uma organização, ao ponto de trazer melhorias que estejam ligadas à relação empresa e meio ambiente, minimizando assim todos os impactos negativos que seus processos poderiam vir causar.

Para a Certificação é necessário que a empresa passe por algumas etapas, a primeira dela seria a preparação para implementação da Norma. Nesta Etapa a Organização elabora todos os procedimentos executados por sua empresa, verifica toda documentação exigida e adapta todos os seus processos de acordo com cada norma exigida pela ISO 14001.

Esse processo pode ser executado pela própria empresa, caso ela tenha um conhecimento adequado das normas e consiga alinhar a adequação com o tempo que ela tem disponível para término desta etapa ou se contrata uma empresa especializada em fazer essas adequações.

Leia mais (+)


Com uma boa preparação e adequação da norma nesta etapa, conseguimos evitar retrabalhos e gastos futuros.

Após esse passo, a Empresa que busca o Selo será auditada por um órgão certificador, antes da auditoria final, a empresa pode optar por uma auditória interna onde colocará tudo o que foi implementado em execução, checará todos os documentos solicitados e fará a verificação de que tudo está de acordo com o que vem solicitado para a auditoria final.

A organização contratará uma empresa certificada para execução da auditoria final que ocorre em duas etapas. Na Primeira o auditor vai analisar todos os documentos referente aos procedimentos executados pela empresa, analisar a gestão adotada e alinhar com as normas regidas pela ISO. A segunda etapa é feita uma entrevista com responsáveis pela execução dos procedimentos apresentados pela empresa, buscando informações que tenham a garantia de que tudo que está no papel executa-se no real. Após as duas etapas, se o Auditor ter a certeza de que a empresa tem sua gestão ambiental alinhada as normas da ABNT ISO 14001 a empresa conseguirá a Certificação.

A Certificação terá validade por três anos, durante esse período a empresa continua recebendo a visita de um Auditor, para que que tenham a garantia de que o sistema permanecerá em conformidade e também para que a Empresa apresente melhorias.

As organizações que possuem esse selo, além de apresentar a sua preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida da população, deixam marcas significativas para as outras empresas, as incentivando a buscar também o certificado, uma vez que isto vem sido visto como um diferencial.

Garantir uma boa Gestão Ambiental garante além da certificação, melhorias nos processos executados, garante um aproveitamento melhor de matérias-primas e consequentemente uma melhor imagem dentro do ramo empresarial atraindo assim novos projetos e clientes.

Em 2017 a Iben Engenharia recebeu o seu Certificado ISO 14001 pelo seu eficaz sistema de gestão ambiental. Também recebeu certificação ISO 18001, por adotar boas práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional. Além destas, a Iben é certificada na ISO 9001, PBQP H nível A e o Selo Green Building Council Brasil que já faziam parte das grandes conquistas obtidas por essa empresa, que busca a cada novo projeto trazer métodos autênticos de manter seu eficaz Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança.

emilene

Ana Dias

Compras / Iben Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *