Episódio 03 | Qualidade

O gerenciamento da qualidade da obra tem como principal objetivo preservar os interesses, necessidades e requisitos do projeto. Inclui os processos e as atividades para determinar as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que a obra satisfaça às necessidades para as quais foi empreendida.

Assim como o prazo e o custo, a qualidade é outro referencial para a boa gestão de execução de obras.

Episódio 02 | Aquisições

Gerenciar as aquisições é uma área multidisciplinar e exige integração de outras áreas de conhecimento com os fornecedores envolvidos. No planejamento das aquisições as atividades definidas no escopo da obra se desdobram em 2 vertentes: Serviços executados com recursos próprios e Serviços ou pacotes de serviços executados por terceiros. Os materiais também fazem parte desse processo conhecido como Make or Buy (Fazer ou Contratar).

O Gerenciamento das aquisições das obras inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos e serviços em respeito ao escopo e considerando também o prazo, custo e qualidade já definidos nos processos anteriores. Riscos e Recursos Humanos devem também ser abordados especialmente na contratação de serviços onde o engajamento de terceiros com os resultados esperados deve ser nivelado entre as equipes.

Episódio 01 | Produtividade

As empresas do setor da Construção Civil estão em constante busca por qualidade, baixo custo e maior produtividade. Muitas empresas vêm perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem métodos de gestão adequados em seus empreendimentos.

Nos dias de hoje, esse setor exige das empresas investimentos em metodologia eficientes de planejamento e controle de obras, que permita domínio pleno do projeto. O controle desses processos é fundamental para a tomada de decisões, otimização dos custos, aumento da produtividade e melhoria da qualidade, com base no conhecimento da tríplice restrição: prazo, custo e qualidade.

Dados mostram que 73% do atraso de obra é causado pela falta de planejamento e 53% por alteração de escopo durante a construção.

FALE COM A IBEN ENGENHARIA
+55 19 3825 8080

TOP